segunda-feira, 28 de junho de 2010


Relação entre psicopedagogia e tecnologia

Os recursos tecnológicos são instrumentos culturais que estão disponíveis a todos nós e que podemos nos apropriar deles, já que mudaram algumas concepções de tempo e espaço. É uma tecnologia capaz de nos mostrar um mundo de sonhos e fantasias. Com alguns softwares educacionais disponíveis, é possível propor oportunidades que instiguem a curiosidade de qualquer criança e que transformem o raciocínio em algo manipulável, pois a criança não estará acomodada e buscará um equilíbrio na construção de algo novo. Softwares educativos podem despertar possibilidades múltiplas de aprendizagem. Entre elas, autonomia em manipular a ferramenta disponibilizada e poder explorá-la com desafios lúdicos. Porém, é importante por parte do psicopedagogo, fazer a seleção adequada, bem como a utilização de jogos psicopedagógicos que visem ensinar de uma forma significativa e desafiadora, possibilitando inserir vivências e dados do cotidiano da criança, para que esta amplie sua criatividade.
Com o uso do computador a criança aprende a lidar, de forma interativa e divertida, com sistemas representativos simbólicos e linguísticos, os quais servirão de mediador entre pensamento e ação, promovendo a reflexão, a partir de dados concretos observados nos jogos.
A utilização do computador de forma criativa como recurso psicopedagógico, a partir de programas e ambientes interativos, na solução de problemas de aprendizagem, propicia maior compreensão da função social da escrita, maior disposição no enfrentamento do erro e maior cooperação grupal. Diante de alguns softwares educacionais, a criança se descontrai e esquece que está num lugar de “aprendente”, pois eles proporcionam uma realidade virtual num ambiente de aprendizagem em que o lúdico, a reflexão, as estratégias para solução de problemas e a capacidade de enfrentá-los são privilegiados. Cabe ao psicopedagogo eleger os softwares educacionais adequados e interessantes, para que sirvam como ferramentas que incentivem a criança a descobrir e estabelecer uma rede de relações e significados.
Aqui estão sugestões que valem a pena ver:

http://www.fmu.br/game/home.asp

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=livropedia

4 comentários:

  1. Olá, Fernanda!
    Adorei teu blog!

    Entrei nos sites indicados por ti, como o "Game da Reforma Ortográfica" e o "Livro Clip".
    Gostei muito!
    Enquanto me divertia...
    aprendi ao mesmo tempo!

    Abração,
    Danusa Cunha

    Blog BRINCAR É BOM!
    http://www.brincarebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê, muito legal teu blog! Hum, a gente ta se puxando heim? Super beijo.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,

    adorei esse teu texto. Fizeste uma ótima relação entre tecnologia e psicopedagogia.

    um abraço,

    ResponderExcluir